Newsletter

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Diadema e São Caetano do Sul incentivam a arte na cidade


A Mostra Cultural de Diadema, realizada anualmente pela cidade, aconteceu nos dia 29 e 30 setembro de 2011. O propósito é revelar talentos espalhados pela cidade em um único lugar, o Teatro Clara Nunes, localizado no centro do município. Para tanto, os artistas são divididos em diferentes grupos, entre eles Artes Cênicas em Dança, Teatro e Circo, Artes Integradas, Artes Visuais, Audiovisual, Humanidade e Música, sendo oferecido um prêmio de R$ 9.560 para o vencedor do evento. Este ano o total de trabalhos expostos foi de 260 obras.

A festa de premiação aconteceu no dia 2 de Outubro, com 47 certificados do Prêmio Plínio Marcos e 14 Menções Honrosas, o total da premiação foi totalizado em R$ 62.140,00, cada modalidade da Mostra foi julgado por um responsável da área competente, para a categoria Humanidades e Artes Cênicas, Kelly Ribeiro foi o bailarino contemplado; No teatro melhor ator Uda Portela, melhor atriz Érica Rabelo, diretor Alberto Chagas, iluminação Douglas Godoi e Renato Alves, texto Uan Melo, cenário Douglas Godoi e melhor atriz revelação Mayara Rodrigues Reis. O grupo Associação Livre Invísivel, venceu com a música “Carne Velha” e por fim na categoria Audiovisual, foram cinco curtas-metragens em primeiro lugar “Miguel Batista, o construtor de imagens na quinta colocação Marmita Cinematografia.

Já em outra cidade do ABCD paulista, São Caetano do Sul, foi realizada a primeira virada cultural em comemoração aos 134 anos da fundação do município. Denominada pelos organizadores de Revirando São Caetano, o evento que aconteceu entre os dias 27 e 28 de julho, e contou com 24 horas ininterruptas de atividades culturais espalhadas pelos pouco mais de 15 km2 que a cidade ocupa.

O evento teve a presença de aproximadamente 10.000 pessoas entre adultos e crianças, somente no primeiro dia de atividades. A arte da dança, teatro, música e circo contagiaram todos com suas apresentações e encenações durante todo o dia. A parte da festa, mas esperada por todos foi o corte do bolo, feito com estilo ao som do Grupo Lúmen, com o repertório de músicas variado.

De acordo com a Secretaria de Cultura (Secult) de São Caetano, o Revirando serviu para integrar a região do ABCD, incentivar a participação dos movimentos artísticos e trazer à população local bagagem cultural. Tamanho sucesso, inclusive, fez com que os idealizadores já começassem a planejar a segunda edição do evento para 2012.

Foto: Grupo Ares

Nenhum comentário: